Oficina de Madeiras Autóctones
Promoção de Estudos, projectos, prototipagem, técnicas de construção que façam um uso inovador das matérias primas disponíveis geradas pela ESCOLA DA FLORESTA da UNIDADE DE DEMONSTRAÇÃO SILVICULTURA PRÓXIMA DA NATUREZA. As actividades terão o apoio permanente de uma Oficina para Madeiras Autóctones no espaço da Antiga Escola Primária dos Meios.
Madeira
Utilização de madeira de carvalho-negral em aplicações de marcenaria, carpintaria e estruturas. A madeira é obtida do próprio carvalhal de acordo com especificações implementadas no âmbito do Projecto Bosques.
As características das diferentes peças de madeira, bem como, os procedimentos de transformação, de serragem, secagem e laboração, são definidos segundo determinados padrões e especificações técnicas estudadas e desenvolvidas para a espécie.
Das florestas de carvalho-negral obtém-se madeira nobre de elevada qualidade, a qual pode ter diversas utilizações, permitindo um acrescento de alto valor ao carvalhal. A madeira de carvalho-negral é apreciada pela sua beleza, boas propriedades mecânicas e durabilidade natural.
A implementação de uma adequada silvicultura é essencial para a obtenção de madeira com as especificações requeridas e a consequente valorização do ecossistema carvalhal.